Logo iaasbr

Senior Partners

Equipe

José Brazuna

Mais de vinte anos de experiência em instituições financeiras locais e globais, tendo sido o executivo responsável pela área de representação de fundos de investimento da ANBIMA (antiga ANBID) entre 2003 e 2008. Respondeu pela interlocução técnica do mercado no âmbito da formulação da ICVM 409 (hoje substituída pela ICVM 555).

Durante seu período como executivo da área de fundos da ANBID, a autorregulação avançou em temas como Marcação a Mercado, Publicidade e Gestão. Foi Diretor de Risco e Compliance da Santander Securities Services e Head da mesma área no BNP Paribas, bem como da Mesa de advisory, produtos e serviços do Wealth Management Brasil da mesma instituição, dentre outras posições anteriores no mercado.

Patrícia Lima

Foi sócia da NEO Investimentos de 2014 a 2021 (associada desde 2010), responsável pela coordenação das áreas de Middle, Risco, Compliance, Administrativo e TI.

Desde 2002 no mercado financeiro, atuou nas áreas de controles, back-office e risco (mercado, operacional, cross-border e reputacional) no BankBoston e do Banco Santander (Tesouraria e Asset Management). Anteriormente, também trabalhou em análise e desenvolvimento de sistemas, e qualidade na Brás & Figueiredo e na Vesta Technologies. É Graduada em Economia pela Faculdade de Economia e Administração da Universidade de São Paulo (FEA-USP) e cursou o Mestrado Profissional em Economia e Finanças pelo INSPER Instituto de Ensino e Pesquisa.

Ricardo Couto

CEO da Direto, uma proptech financeira dos grupos XP e Direcional. Foi sócio de Estruturação da i476 e Diretor de Investimento do Banco Inter, liderando as áreas de Mercado de Capitais, Fundos Imobiliários, Research e Trading. Professor do IBMEC e da Fundação Dom Cabral, possui graduação em Engenharia Elétrica pela UFMG, MSc International Finance pela University of Westminster (UK) e Doutorado em Estatística pela UFMG.

É membro regular da American Statistical Association, do CFA Institute e da CFA Society Brazil, onde é Membro dos Comitês de Advocacy e Eleitoral.

Bruna Catão

Formada em Ciências Econômicas pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e pós-graduada em Finanças pelo IBMEC/MG.

Foi analista financeiro com foco em administração fiduciária na Inter Distribuidora de Títulos e Valores Mobiliários durante cinco anos, com principal atuação em fundos de investimento regulados pela Instrução CVM nº 555 e nº 472.

Sarah Alves

Bacharel em Administração, curso de especialização e pós-graduação em Gestão Estratégica de Processos Corporativos na PUC Minas Gerais.

Possui profunda experiência em melhoria de processos no mercado financeiro, trabalhando por mais de 4 anos em bancos, sendo 3 deles na área de investimentos.

Evandro Herrera

Mais de 20 anos de experiência na área de Tecnologia da Informação em empresas do mercado financeiro. Foi CTO e associado da NEO Investimentos de 2014 a 2022, sendo responsável pelas áreas de Sistemas e Infra de TI. Foi Gerente de Projetos na Resource IT, tendo como clientes os bancos Itaú e Bradesco. No Banco Votorantim (2002 a 2012), atuou como coordenador de equipe, atendendo várias áreas do banco e corretora.

É graduado em Processamento de Dados pela FATEC e pós-graduado em Tecnologia Aplicada a Negócios pela ESPM.

Eduardo Carneiro

Iniciou a carreira como designer formado em Design pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), atuou com pesquisa em artefatos digitais durante a iniciação científica.

Foi professor em dois cursos de desenvolvimento de jogos (Unity/Unreal Engine). Fez parte do desenvolvimento de aplicações em VR, AR e WebXR para empresas como MRV, BASF e Inter. Especializou-se em desenvolvimento de aplicações web.

Débora Gomes

Formada em Administração de empresas pela UNIFECAF, possui também diversas certificações e treinamentos realizados na B3, ANBIMA, BR GOVERNANCE, SEBRAE e SENAC.

Mais de 15 anos de experiência no setor corporativo em diversos segmentos de administração, cadastro, financeiro e controles.

Bruno Almeida

É Bacharelando em Ciências Econômicas pela Universidade Federal do ABC (UFABC) e Bacharel em Ciências Humanas pela mesma universidade, com excelente formação acadêmica voltada para as complexidades das relações humanas no mercado de trabalho. Possui vasto conhecimento de análises de dados econômicos relevantes para o mercado monetário.

Estar iniciando uma carreira no mercado financeiro é uma oportunidade única para desenvolver minhas habilidades, aprender com profissionais experientes na área e contribuir para o crescimento de um setor estratégico para a economia. Fazer parte de uma cultura colaborativa, diversa e inclusiva, que valoriza as pessoas e o trabalho em equipe para o desenvolvimento da empresa.

André de Caires

Formado em Administração na Universidade Presbiteriana Mackenzie, com mais de 6 anos de experiencia em gestão financeira, desenvolvimento de métodos operacionais, controles internos e gestão de conflitos.

Foi responsável pela tratativa de demandas judiciais emitidas pelo Banco Central/CNJ para as instituições Crefisa Financeira e Banco Crefisa.

Lucas Silvestre

Formado em Sistemas de Informação pela USP, com oito anos no mercado financeiro e dez em tecnologia. Finalizou um bootcamp em Ciência de Dados, aprimorando habilidades em tecnologias de ponta. Notável por inovação e soluções exclusivas para problemas complexos.

Atuou como Head de Middle Office na Neo, responsável por processos de back-office e middle-office. Mantém-se atualizado, focando em Inteligência Artificial e áreas afins.

Barbara Brito

Formada em Administração de empresas e cursando pós-graduação em Gestão de Vendas pela USP. Possui sete anos de experiência no mercado financeiro.

Participou de projetos que resultaram em aumento de qualidade e produtividade. Conhecimento em: Renda Fixa, Renda Variável, Derivativos,  zeragem de caixa e provisionamento de despesas, gestão de fundos e carteiras, análise operacional, relatórios financeiros, intermediação no cadastro de FIDC’s, fundos e cotistas, contrato de câmbio, abertura e manutenção de contas PF e PJ, análise de movimentações entre contas e/ou fundos, Processo de Due Diligence, análises quantitativas e qualitativas no Processo de Seleção de Fundos, Lâminas de Perfomance de Fundos e Prospecção e Pós-venda de clientes.

Risco Operacional

O processo de Risco Operacional da iaas! visa endereçar, de uma forma padronizada, as atividades de middle office típicas de monitoramento para FIIs e FIPs, através das verificações nos gestores, prestadores de serviço e contrapartes.

Rotinas de Conciliação cobertas: – Pré e pós trade.

– Despesas, provisões e receitas;
– Posição de carteira e cota com o administrador. – Enquadramento regulatório.
Atualmente a solução está disponível apenas para FIIs e FIPs.

Envio de dados de carteira administrada e gestão de patrimônio

Em maio de 2022 a ANBIMA publicou regras e procedimentos para registro e envio de dados de carteiras administradas. A entidade autorizou a contratação de terceiros para realizar tal atividade, o que faz da iaas! um excelente aliado.
A iaas! realiza o cadastro das carteiras, coleta as informações técnicas no padrão ANBIMA (independentemente da plataforma utilizada pela gestora), organiza os dados no layout padrão e faz o envio. Também realizamos a remessa semestral de informações de Gestão de Patimônio, nos casos aplicáveis.

KYC e Cadastro

Ferramenta de relacionamento com o cliente onde você faz o KYC/PLD e gerencia todo o fluxo de documentos cadastrais e contratos através da plataforma de maneira integrada.
Atendemos as melhores práticas da Resolução CVM 50 em PLD/KYC e cadastro de clientes, essenciais para a gestão de carteira administrada, fundos exclusivos e distribuição (fichas, contratos, termos e monitoramentos envolvidos).

Back ground check (BigDataCorp):

– Classificação de risco alto/médio e baixo a partir de régua de risco iaas!
– Monitoramento e revisão recorrente. Fichas cadastrais, questionários e contratos integrados ao Clicksign:
– Contrato de gestão de carteira administrada.
– Cadastro de clientes, cotistas, colaboradores e prestadores de serviço.
– Análise do perfil do investidor (com controle de pontuação).
– Assinatura de termos diversos e contratos.

O processo elimina o fluxo de papéis, fichas preenchidas manualmente e escaneadas e análises de KYC/PLD despadronizadas, implementando o fluxo em um único sistema.

Passiva

Quando você sofre uma Diligência, nós damos o suporte. Utilizamos nossa base de dados para preencher os questionários recebidos de instituições de mercado, como administradores fiduciários, custodiantes e distribuidores.
Os dados não disponíveis no histórico de serviços da iaas! são coletados junto ao gestor.

Nossa metodologia oferece racionalidade ao processo de gerenciamento de dados e documentos.

Questionários de mercado atualmente cobertos: BTG, Santander, XP, Itaú, Mellon, BNP Paribas, Bradesco, Credit Suisse, Genial, Modal, Safra, FIDD, BRL, Singulare, Lion Trust, Daycoval, Ativa, Vortx.

Reports regulatórios recorrentes

 Relatório Anual de Controles Internos (RCVM 21).

– Relatório Anual de PLD (RCVM 50).

– Relatório Anual de suitability (RCVM 35).

– Declaração Anual Negativa ao COAF.

– Atualização e envio anual do Formulário de Referência CVM e Questionário de Due Diligence.

– Declaração Anual de Conformidade e Atualização Cadastral Anual.

– Emissão de GRU de pagamento de taxas de fiscalização anuais (PF e PJ).

Gerenciamento CVM e ANBIMA

A iaas! gerencia as demanda e agenda os prazos de resposta a ANBIMA e CVM. Nós”pilotamos” o SSM ANBIMA (Sistema de Supervisão de Mercados), o Portal de Recursos Humanos ANBIMA (certificados) e o CVMWeb, organizando a vida da gestora perante estas atuoridades. A iaas! cuida, dentre outras coisas de:


– Ofícios e comunicados recebidos da ANBIMA e CVM (analisamos os questionamentos, te auxiliamos na estratégia e respondemos ao regulador). – Adequação cadastral na ANBIMA e CVM (mudança de diretores e alteração societária.
– Adição de novas atividades no cadastro ANBIMA. Gerenciamento de Recursos Humanos e certificados (RH ANBIMA):
– Cadastro.
– Background Check.
– Controle de validade/vencimento de certificações.
Base de dados ANBIMA (movimentação e atualização):
– Assinatura e controle de Termo de adesão e controles de política de investimentos pessoais.
– Treinamento anual de Compliance/PLD.

Políticas

Tenha políticas internas sempre adequadas às exigências regulatórias da CVM e ANBIMA.
A iaas! mapeia as características da sua instituição, gera suas políticas internas e as atualiza sempre que houver mudanças normativas ou no perfil do seu negócio. Todo gestor tem acesso a um dashboard com o histórico de versionamento e revisões.
Atualizamos tudo no SSM da ANBIMA, e ainda refletimos os ajustes em seu Formulário de Referência e Questionário de Due Diligence.
E você pode conectar o seu site direto em nosso ambiente, garantindo dados mais precisos.

Due Diligence Ativa

Com a nova Resolução CVM 175, o gestor passar a contratar mais prestadores de serviços e tem maior responsabilidade. Em parceria com a RTM, o maior HUB integrador de informações do mercado financeiro, que tem como sócios a Anbima e a B3, a iaas! desenvolveu uma solução de KYP de alto nível. Adotamos um processo de diligência rigoroso ao avaliar prestadores de serviços, com coleta eletrônica e análise de informações guiado por metodologia padrão, perseguindo um resultado robusto.

– Aderência as melhores práticas para gestores de acordo com a RCVM 175.
– Metodologia formal descritiva anexada às Políticas internas da gestora.
– Escala de classificação de risco alto/médio/baixo risco.
– Base de dados disponível no dashboard do cliente para auditorias.
– Relatório padrão para ser integrado ao relatório anual de compliance da RVCM 21 e 50.
– Monitoramento e revisão anual.

Ao acessar este site, alguns dados de seu dispositivo podem ser coletados, bem como cookies, a fim de que possamos fornecer conteúdos personalizados para você. Se desejar saber mais, acesse nossa Política de Privacidade. Para aceitar, clique em ‘Aceito’.